

Ensino Médio - Língua Portuguesa

Linguagem , comunicação e interação
Para que haja uma comunicação bem-sucedida, é fundamental que os produtores dos textos e seus leitores compartilhem conhecimentos e conheçam as convenções que regem as situações sociais que participal. Podemos fazer as seguintes definições sobre linguagem:
Linguagem Verbal
Tipo de linguagem cuja unidade básica é a palavra (falada ou escrita).
Linguagem Não Verbal
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Linguagem Mista
É o tipo de linguagem que reúne diferentes linguagens, como o desenho, a palavra, o figurino, a música, o cenário, etc. É muito comum em histórias em quadrinho, charges e tirinhas.
Linguagem Digital
Recentemente, com o aparecimento da informática, surgiu também a linguagem digital, que permite armanezar e transmitir informações em meios eletrônicos.
A língua
A relação entre sociedades e línguas é constatada há muitos séculos. Entretanto, os estudos sobre a língua só passam a ser considerados científicos com o advento da linguística, que vem se firmando desde o início do século XX e tem como um de seus pioneiros o estudioso Ferdinand de Saussure.
Segundo esse estudiosos a língua é vista como um sistema de signos, regido por regras socialmente construídas, utilizado pelos falantes em suas interações.
O signo linguístico de Saussure
Para Saussure, o signo linguístico (a palavra) é constituído por dois componentes: O primeiro seria o conceito, e o segundo, a imagem acústica desse conceito.
Assim, quando ouvimos ou lemos uma palavra (significante), associamos esse som a um objeto de mundo (significado).